O Romance Regionalista Brasileiro

O Romance Regionalista Brasileiro - Barbosa,Alaor | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Barbosa,Alaor
DIMENSÃO
8,36 MB
NOME DO ARQUIVO
O Romance Regionalista Brasileiro.pdf
ISBN
2022648246887

DESCRIÇÃO

Em "O Romance Regionalista Brasileiro" o autor realiza um valioso estudo pioneiro a respeito desse tema. Além de historiar as origens do nosso romance regionalista, comenta as principais obras que lhe integram o rico acervo - o mais importante da nossa literatura.

CHAGAS-SP) O romance regionalista nordestino que surge e se desenvolve a partir de 1930, aproximadamente, pode ser chamado "neo-realista". Isso se deve a que esse romance: retoma o filão da temática regionalista, descoberto e explorado inicialmente pelos realistas do século XIX. A segunda geração modernista ou segunda fase do modernismo representa o segundo momento do movimento modernista no Brasil que se estende de 1930 a 1945..

Passando pelos romances Indianista e Urbano, suas características estruturais são mantidas, no entanto, o foco mudou. Com relação à valorização, no romance regionalista brasileiro, do homem e da paisagem de determinadas regiões nacionais, sabe-se que O o romance do Sul do Brasil se caracteriza pela temática essencialmente urbana, colocando em relevo a formação do homem por meio da mescla de características locais e dos aspectos culturais trazidos de fora pela imigração europeia O José de Alencar ... O romance regionalista veio mostrar as contradições e conflitos de um Brasil que se queria moderno, urbano e industrializado, mas guardava também traços arcaicos em sua diversidade regional. O Brasil não era composto apenas de seus estados mais desenvolvidos ou de seus modernos centros urbanos em expansão. O romantismo regionalista surgiu durante o século XIX, inicialmente nas obras de José de Alencar, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay e Franklin Távora.

LIVROS RELACIONADOS