Brizola

Brizola - Brigagão,Clóvis Ribeiro,Trajano | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Brigagão,Clóvis Ribeiro,Trajano
DIMENSÃO
5,2 MB
NOME DO ARQUIVO
Brizola.pdf
ISBN
5866403773751

DESCRIÇÃO

Um livro que mostra para as novas gerações o lugar de Leonel Brizola na política brasileira Revivendo grandes momentos da história de Brizola, conseguimos entender o quanto foi fundamental a sua dedicação ao Brasil. Autor de pérolas como “estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem vergonha” ou “Sou como uma planta no deserto, basta uma única gota de orvalho para me alimentar”, Brizola foi o único político que conseguiu se eleger governador em dois estados: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Resistiu à ditadura militar e teve uma imprescindível participação no processo de redemocratização do país. Ao seu lado nessa trajetória estiveram Clóvis Brigagão e Trajano Ribeiro, que agora revisitam seus baús repletos de memórias para contar fatos curiosos da vida política do gaúcho. São pontos de vista de dois companheiros que acompanharam de perto cada detalhe do retorno de Brizola ao Brasil e estiveram juntos na trajetória daquele que até hoje permanece no inconsciente coletivo de muitos brasileiros como um verdadeiro mito.

Brizola Neto nasceu quando seu avô, Leonel Brizola, no exílio, recebia o ultimato para deixar o Uruguai.Por parte de pai, é sobrinho-neto do ex-presidente João Goulart.Por parte de mãe, é neto do capitão da Aeronáutica Alfredo Daudt [3], foi um dos que impediram a decolagem dos jatos da FAB que bombardeariam o Palácio Piratini, na Campanha da Legalidade. Leonel Brizola estudou em Porto Alegre, na instituição que mais tarde seria parte da atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formou-se em Engenharia Civil e chegou a trabalhar na área por um período, mas seu envolvimento com a política logo tomou todo o seu tempo. Leonel Brizola (1922-2004) foi um político brasileiro, um dos principais líderes da esquerda trabalhista brasileira.

Inserida por mscunha Por Mauro Abdon | Leonel Brizola, se vivo fosse, teria completado 99 anos. Artigos foram escritos, menos do que mereceria essa notável figura pública, mas talvez estejam guardados para o ano que será o centenário de seu nascimento, em 2022. Leonel Brizola é considerado herdeiro político de Getúlio Vargas e João Goulart.

LIVROS RELACIONADOS