Esperanças

Esperanças - Rossi,Paolo | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Rossi,Paolo
DIMENSÃO
11,22 MB
NOME DO ARQUIVO
Esperanças.pdf
ISBN
1344685099006

DESCRIÇÃO

Nesta pequena obra Paolo Rossi convida o leitor a refletir sobre esperança, sentimento que parece acompanhar o ser humano desde os primórdios, assumindo diferentes facetas ao longo dos tempos. Após discorrer criticamente sobre os diversos conceitos de esperança, abordando inclusive a desesperança, ele sugere que se cultive apenas esperanças “sensatas”. Para o filósofo, o mundo é por natureza desigual e por isso estaria eternamente sujeito a conflitos, o que torna a “Grande Esperança” uma simples e ingênua quimera. Mas esse mesmo mundo vem promovendo conquistas inquestionáveis e de forma acelerada para um número cada vez maior de pessoas, ambiente que desmonta igualmente as previsões apocalípticas. No primeiro dos três capítulos da obra, “Sem esperanças”, Rossi faz um rico apanhado da literatura apocalítptica e catastrófica. Questiona os intelectuais “masoquistas” e a autocondenação do Ocidente – que, acredita, embute um sentimento de superioridade, mais do que de remissão. E dedica algumas páginas, inclusive, ao catastrofismo do momento, o aquecimento global, defendendo, de maneira muito bem fundamentada, que, embora seja incontestável, não há provas de que o fenômeno decorre da atividade humana. No segundo capítulo, “Esperanças desmedidas”, o filósofo fala sobre o apego a um tipo oposto de expectativa quanto ao futuro. Ele questiona os paraísos imaginários, o mito do homem novo, a recente ideologia do transhumanismo, as ideologias – que a seu modo também prometem uma espécie de éden. Enfim, questiona a “Grande Esperança”. O terceiro capítulo é dedicado à defesa da adesão às “esperanças sensatas”. Esta seria a medida possível de esperança, diante da inevitabilidade das contendas num mundo povoado por diferenças. Em tal ambiente, o filósofo propõe que se busque estabelecer “pazes”, em vez de almejar por uma questionável paz universal e perene. Contrapondo-se aos catastróficos, místicos e “xamãs fantasiados de filósofos”, ele lembra as virtuosas conquistas da época contemporânea que, embora não alcancem “todos” os seres humanos, vêm se expandindo rapidamente, assim como o regime político sob o qual se desenvolvem – a democracia.

Registar-me Grátis. Dado a contingência atual e por forma a garantir toda a segurança imposta pelo Estado português devido à pandemia, o Campeonato Nacional de Esperanças, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo, dispôs-se em múltiplos locais (Braga, Pombal, CAR Jamor e Vila real de Santo António). SPR Esperanças, Tomar. 5,094 likes · 71 talking about this · 236 were here.

Marca Equipamento Macron. Patrocínio Space 18.

LIVROS RELACIONADOS