DIREITO DO TRABALHO LIQUIDO, o

DIREITO DO TRABALHO LIQUIDO, o - Castelo,Jorge Pinheiro | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Castelo,Jorge Pinheiro
DIMENSÃO
7,27 MB
NOME DO ARQUIVO
DIREITO DO TRABALHO LIQUIDO, o.pdf
ISBN
8677324222108

DESCRIÇÃO

No momento que se debate a respeito da superação da legislação trabalhista, com apresentação e finalização de lei de reforma radical da legislação laboral, é fundamental entender o movimento derivado do fenômeno do capitalismo líquido (próprio da pós modernidade líquida), em curso, que exige um direito do trabalho líquido e sem compromissos de longo prazo e que acarreta profundas mudanças em todos os aspectos da vida do ser humano, quer sejam políticos (cidadania, solidariedade), sociais (novas “subclasses”), pessoais (laços familiares), e, laborais (o trabalhador “comodificado” tal qual uma mercadoria qualquer).Jorge Pinheiro Castelo (em continuação e complementação à obra “O Direito Material e Processual do Trabalho e a Pós Modernidade”) nesse livro esclarece a passagem do direito do trabalho sólido para um direito do trabalho líquido, partindo da formação original do direito do trabalho sólido, examinando os fenômenos, os conceitos e as estratégias oriundas da sociedade de consumidores e líquida que produziram as condições para o surgimento do direito do trabalho líquido, abordando temas como a revolução tecnológica, a flexibilidade, a desregulação do trabalho, o trabalho temporário, o trabalho terceirizado, o trabalho intermitente, o teletrabalho, o home office, a inadequação da ação sindical, a proposta do negociado sobre o legislado, apontando as consequências e os “danos colaterais”. Ao final, aponta a necessidade do estabelecimento de um terceiro e novo compromisso histórico entre o capital e o ser humano na pós-modernidade líquida, para que se obtenha uma boa resolução do conflito entre capitalismo/economia e o direito do trabalho no capitalismo líquido da pós-modernidade líquida, de forma que os homens não se esqueçam que tudo depende como são tratados os seres humanos.

de CASTELO, JORGE PINHEIRO, editora LTR por R$ 50,40 no Pook Book. Estante Virtual, a maior rede de sebos online do Brasil. Direito líquido e certo é um dos requisitos para se ingressar com um Mandado de Segurança, com vistas a proteger direito violado ilegalmente ou com abuso de poder, ou que se tenha receio de ser violado, por autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça..

A constatação da liquidez das coisas que cercam e fazem parte do mundo social foi o tema destaque nos trabalhos de Bauman. Acresce que não se pode escamotear o quanto nesta crescente precarização do (no / pelo) trabalho tem sido factor determinante (apesar de não exclusivo), a legislação e regulamentação das relações trabalho (que, de facto, muito determinam as condições de trabalho), o Direito do Trabalho (legislação avulsa e, agora, Código do Trabalho). O Direito Líquido e Certo é aquele que não necessita da comprovação de sua existência. Sua garantia é definida por sua própria existência, que é dada como certa e incontestável.

LIVROS RELACIONADOS