A Cidade Vista - Mercadorias e Cultura Urbana

A Cidade Vista -  Mercadorias e Cultura Urbana - Sarlo,Beatriz | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Sarlo,Beatriz
DIMENSÃO
3,14 MB
NOME DO ARQUIVO
A Cidade Vista - Mercadorias e Cultura Urbana.pdf
ISBN
6128826583704

DESCRIÇÃO

A cidade vista tem origem num arguto exercício de olhar sobre Buenos Aires, construído ao longo de quatro anos no corpo a corpo de Beatriz Sarlo (e sua câmera fotográfica) com a cidade, para uma coluna semanal do jornal Clarín. Que não se espere encontrar aqui a Buenos Aires dos roteiros turísticos, portanto. O que se revela, a cada linha deste raro ensaio, é uma Buenos Aires em grande parte desconhecida e para muitos invisível, que nasce da crise econômica vivida pela Argentina a partir dos anos 1990, com consequências significativas sobre sua cultura urbana. Da observação de coisas prosaicas que encontra na rua – o cobertor envolvendo o menino que dorme nos arredores da igreja de São Caetano, as quinquilharias vendidas pelo camelô na Calle Florida, os bares de Palermo, os cursos de idiomas em Koreatown – a autora salta para Borges, Arlt, Martínez Estrada, Zech, Foucault, Barthes, Koolhaas, mostrando ao mesmo tempo erudição e sensibilidade incomuns para uma esfera da vida urbana que a princípio não merece a atenção (muito menos o olhar) de ninguém. O resultado não poderia ser mais fascinante: a cidade, tornada criticamente visível.

No séc. XVI Lisboa era uma das cidades mais importantes da Europa devido à chegada de mercadorias oriundas do Oriente, África e Brasil, que depois eram distribuídas pelo centro e norte da Europa..

A entrada é gratuita, A vida urbana no século XVI - Lisboa quinhentista . Importância da cidade de Lisboa no séc.

LIVROS RELACIONADOS