Discurso - Revista do Departamento de Filosofia da Usp n. 42

Discurso - Revista do Departamento de Filosofia da Usp n. 42 - Cacciola,Maria Lúcia | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Cacciola,Maria Lúcia
DIMENSÃO
7,65 MB
NOME DO ARQUIVO
Discurso - Revista do Departamento de Filosofia da Usp n. 42.pdf
ISBN
4821662821772

DESCRIÇÃO

Nos países latinos são dois os domínios aos quais se aplica com maior furor o que F. Hayek chama de “construtivismo”, quer dizer, a vontade heroica e fútil de recomeçar tudo a partir do nada. Esses dois domínios são a Constituição e a Universidade. Falar da Universidade é falar da reforma universitária: é o que ouço a mais de trinta anos. Há mais de trinta anos que vejo, especialmente na França, sucederem-se reformas universitárias, das quais cada uma é mais contestável que a outra (e isso independentemente da cor política do grupo que no momento esteja no poder).

7 Ali, ele mostra que o Departamento de Filosofia da USP se baseava na convicção de que a leitura dos clássicos constituía a única maneira de se aprender a filosofar. Revista 'Discurso', do Departamento de Filosofia, publica nova edição 20/agosto/2015 20/08/2015 Publicado em: Pesquisa Publicação traz um dossiê temático sobre o filósofo Denis Diderot. Universidade de São Paulo. Ir para o conteúdo.

Expressão relevante da docência e da pesquisa são ainda as publicações do Departamento. A Revista Discurso, órgão oficial do Departamento de Filosofia da USP, surgiu em 1970.Quando atravessava a mais difícil fase de sua história, atingido duramente pela violência da ditadura, este Departamento extraiu da ameaça de seu desaparecimento a força e a coragem para criar ... Histórico do periódico.

LIVROS RELACIONADOS