Ceticismo e Criticismo - A Ideia de Uma Ciência da Ciência Em Geral

Ceticismo e Criticismo - A Ideia de Uma Ciência da Ciência Em Geral - Barbosa,Ricardo | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Barbosa,Ricardo
DIMENSÃO
12,34 MB
NOME DO ARQUIVO
Ceticismo e Criticismo - A Ideia de Uma Ciência da Ciência Em Geral.pdf
ISBN
6266014091993

DESCRIÇÃO

Johann Gottlieb Fichte viveu apenas 52 anos (1762-1814). Sua carreira pública, iniciada em 1792 com a publicação do Ensaio de uma crítica de toda revelação, estendeu-se por pouco mais de duas décadas. Durante esse curto tempo, Fichte produziu cerca de 15 exposições da Wissenschaftslehre, em geral sob a forma de preleções destinadas ao ensino universitário ou privado, além de obras populares, tratados sistemáticos, artigos, réplicas, resenhas, discursos, poemas e traduções. Juntam-se a isso uma rica correspondência e um espólio literário composto em boa parte por aquelas exposições da doutrina da ciência. A criteriosa edição desse imenso material foi iniciada em 1962 pela Academia de Ciências da Baviera e só concluída em 2012. Nesta edição brasileira, os títulos reunidos a resenha de Enesidemo (1793), a cópia de Lavater das preleções de Zurique sobre o conceito da doutrina da ciência (1794) e o opúsculo Sobre a dignidade do homem (1794) ocupam um lugar especial no conjunto da obra de Fichte e na filosofia de sua época: seja sob o aspecto histórico, seja sob o aspecto sistemático, eles são três dos principais documentos da gênese da doutrina da ciência e do idealismo alemão. Estes textos foram minuciosamente apresentados e contextualizados por Ricardo Barbosa, que traduziu este material com raro cuidado histórico e conceitual. Ceticismo e criticismo é um livro que visa a preencher a lacuna de títulos no Brasil sobre esse período da filosofia.

O criticismo de Kant, como o próprio nome sugere, é a ideia de criticar as coisas. Simples assim? Então sair falando mal de tudo te faz um filosofo "boladão"? Não! É um pouco mais complicado que isso.

Na relação de postagens da semana tem artigo falando sobre sondas em Marte, reportagens importantes, blogs que iam dominar o mundo entre outras coisas. Ceticismo é uma corrente filosófica fundada pelo filósofo grego Pirro (318-272 a.C.), caracterizada, essencialmente, por duvidar de todos os fenômenos que rodeiam o ser humano.. O que é? A palavra ceticismo vem do grego "sképsis" que significa "exame, investigação".

LIVROS RELACIONADOS