Retratos do Conto - Uma Reflexão Crítica

Retratos do Conto - Uma Reflexão Crítica - Bittencourt,Gilda Neves | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Bittencourt,Gilda Neves
DIMENSÃO
9,57 MB
NOME DO ARQUIVO
Retratos do Conto - Uma Reflexão Crítica.pdf
ISBN
7230576064384

DESCRIÇÃO

Este livro é o resultado de um trabalho de investigação sobre o conto, gênero apreciado e praticado em diferentes literaturas do ocidente e do oriente. A Prof.ª Gilda Neves Bittencourt, responsável pela organização do livro, orientou seus estudos no sentido de focalizar três aspectos básicos para a análise de qualquer literatura: a história, a teoria e a crítica, estabelecendo parâmetros de compreensão de gênero que constituem referenciais para pesquisadores dentro e fora do país.O livro está dividido em quatro partes, correspondendo aos diferentes vieses identificados pela investigadora ao longo de sua produção intelectual. No Brasil, a teoria do conto é bastante limitada, principalmente se considerarmos que o assunto conto não é somente de interesse da área de Letras, mas atinge outras áreas como Comunicação, Cinema, História, Psicanálise, entre outras.A presença desta publicação, em especial pelo seu primeiro capítulo, representa uma renovação para os cursos de graduação e de pós-graduação ao propor novas perspectivas conceptuais à narrativa curta.Em termos de História Literária, o destaque vai para o quarto capítulo, no qual a autora elabora um painel referente à produção de contos no Brasil, expondo características temáticas e formais, permitindo que seu leitor perceba que, na diversidade da literatura brasileira, na variação de seus modos de construção, existe uma riqueza que merece atenção cuidadosa.A escolha do título do livro é também uma homenagem ao contista e escritor argentino Julio Cortázar, criador da analogia entre o conto e a fotografia justificando-a pela necessidade “que tanto o fotógrafo quanto o contista tem de escolher e limitar uma imagem ou um acontecimento” provocando intensidade e tensão que extrapolam o que está sendo mostrado na fotografia e no conto. Ao apresentar uma fundamentação teórica consistente, o livro é inovador em sua perspectiva de reflexão, em particular pela soma que empreende. Ao unir diversos ângulos de entendimento em um único livro, a professora Gilda ultrapassa os limites de cada análise de obra específica, propiciando que os questionamentos se movimentem entre princípios gerais e casos particulares.

Este livro é o resultado de um trabalho de investigação sobre o conto, gênero apreciado e praticado em diferentes literaturas do ocidente e do oriente. Leia Retratos do Conto: Uma Reflexão Crítica de Gilda Neves Bittencourt com um teste gratuito. Leia livros e escute audiolivros ilimitados* na Web, iPad, iPhone e Android. Compre agora Livro - Retratos do Conto: Uma Reflexão Crítica - Bittencourt - APPRIS por R$46,99 - Livraria Florence Livro - Retratos do Conto: Uma Reflexão Crítica - Bittencourt - Appris com as melhores condições você encontra no site do Magalu.

O retrato Conta a história de uma obra de arte que causa certas inquietações em quem a observa e pior em que a obtém! ... Não sou crítico literário 26/04/2020 minha estante Gogol é maravilhoso. Em nome do Mal.

LIVROS RELACIONADOS