Psicologia da Sombra

Psicologia da Sombra Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
12,49 MB
NOME DO ARQUIVO
Psicologia da Sombra.pdf
ISBN
1095007816966

DESCRIÇÃO

Em virtude de sua complexidade, conceituar ou definir a sombra não é uma atividade fácil. Compreende-se que a máscara, usada no contexto psicodramático concretiza personagens e papéis sociais, repletos de conservas culturais, que camuflam o drama individual do sujeito impedido de atuar na vida em sua plenitude. O trabalho psicoterápico consiste em equilibrar a luz e a sombra do que as máscaras representam. A sombra é um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por Carl Gustav Jung dentro da Psicologia Analítica ou Psicologia Junguiana, uma das especialidades do conhecimento psicológico que aprofunda a Psicanálise, criada por Sigmund Freud. Sombra é um conceito muito importante desenvolvido por Carl Gustav Jung dentro da Psicologia Analítica ou Junguiana.

Reconhece que somos frutos das nossas relações interpessoais e busca aflorar as possibilidades de uma vida mais leve. Para isso, reconhecer a interdependência entre o sujeito e o mundo é fundamental. Em 1917, em seu ensaio On the Psychology of the Unconscious [Sobre a Psicologia do Inconsciente], Jung fala da sombra pessoal como o outro em ns, a personalidade inconsciente do nosso mesmo sexo, o inferior repreensvel, o outro que nos embaraa ou envergonha: "Por sombra, quero dizer o lado 'negativo' da personalidade, a soma de todas aquelas qualidades desagradveis que preferimos ocultar, junto 27 A sombra é o outro lado da personalidade e, por esta razão, é a parte obscura da psique, enquanto tal inferior e indiferenciada que, de diversos modos, é, necessariamente, remetida à parte superior e diferenciada da própria psique durante o processo de individuação - que vem a ser o processo de transformação contínua de uma personalidade. No campo da psicologia tradicional, um dos conceitos mais polémicos foi sua descrição de um fenômeno que ele chamara de Sombra.

LIVROS RELACIONADOS