Os Judeus e As Palavras

Os Judeus e As Palavras - Oz,Amos Oz-Salzberge ,Fania | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Oz,Amos Oz-Salzberge ,Fania
DIMENSÃO
11,70 MB
NOME DO ARQUIVO
Os Judeus e As Palavras.pdf
ISBN
5451052525965

DESCRIÇÃO

Nesse livro que mistura narrativa e erudição, conversa e argumento, o romancista Amós Oz e sua filha, a historiadora Fania Oz-Salzberger, contam as histórias por trás dos nomes, dos textos, das disputas e dos adágios mais duradouros do judaísmo. As palavras, eles argumentam, compõem o elo entre Abraão e os judeus de todas as gerações subsequentes. Continuidade, mulheres, atemporalidade, individualismo — o rol de temas abordados é vasto. Oz e Oz-Salzberger revisitam personalidades judaicas através das eras, da suposta autora do Cântico dos Cânticos aos obscuros Talmudistas e autores contemporâneos. Eles sugerem que a longevidade da cultura judaica, e até mesmo a singularidade do povo judeu, depende não apenas dos lugares, monumentos e personalidades heróicas ou rituais, mas da palavra escrita e do contínuo debate entre gerações. Secularistas convictos, pai e filha deixam de lado o fervor religioso para extrair dos textos sagrados toda sua força de documento histórico, sua sonoridade poética e densidade literária. Repleto de ensinamentos, lirismo e humor, “Os judeus e as palavras” oferece um passeio pela tradição judaica e estende a mão a qualquer leitor interessado em se juntar à conversa.

A judeus e não -judeus, estudiosos da religião ou não, especialistas em literatura ou não. Isso porque, embora trate fundamentalmente da relação dos judeus com seus textos, sagrados e profanos, ele foca no legado que esses textos deixaram para o mundo e a história ocidental. Os judeus parecem ter aprendido o amor às palavras, porque, como anotam os autores, "a profecia é mística, mas a exegese é humana." Na suficiência da Escritura, os Rabinos restam com a difícil missão e o imenso poder de interpretar o dito pelo próprio Deus, porque, nos termos da Torá, "segundo a maioria deve se inclinar". Em Os judeus e as palavras, os autores mergulham no grande legado do judaísmo, que não seria apenas ou principalmente religioso, muito menos genético, e sim cultural.

— Crítica e interpretação 2. Judaísmo — História Neste vídeo falo sobre minhas impressões de leitura desse livrinho escrito por pai e filha, Amós Oz, um dos principais romancistas contemporâneos de Israel, ... Os judeus e as palavras, do romancista Amós Oz e sua filha, a historiadora Fania Oz-Salzberger, apresenta características que chamam a atenção: a) não obstante o escritor ser dos mais prolíficos autores em hebraico, esse livro foi escrito em inglês; b) à parte de ampla obra ficcional, Oz já publicara cinco livros de ensaios, versando sobre a questão palestina, as dificuldades de ... As palavras, eles argumentam, compõem o elo entre Abraão e os judeus de todas as gerações subsequentes.

LIVROS RELACIONADOS