Viagem À Roda do Meu Quarto

Viagem À Roda do Meu Quarto - De Maistre,Xavier | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
De Maistre,Xavier
DIMENSÃO
3,91 MB
NOME DO ARQUIVO
Viagem À Roda do Meu Quarto.pdf
ISBN
5457542628208

DESCRIÇÃO

Publicado em 1794, Viagem à roda do meu quarto é uma das obras centrais para a formação do romance moderno. O mesmo século XVIII que assistiu à grande renovação literária operada por escritores de língua inglesa como Jonathan Swift, Henry Fielding e Lawrence Sterne, viu também a renovação da prosa francesa, como no caso deste clássico de Xavier de Maistre, e de Expedição noturna à roda do meu quarto (1825), sua continuação, que a Estação Liberdade editou em 1989, já com a consagrada tradução de Marques Rebelo. Machado de Assis, por meio de seu "defunto autor", no Capítulo I de Memórias póstumas de Brás Cubas escreve: "Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser." Essa é a dívida que tem o nosso maior romancista para com o escritor francês, que publicou a presente obra quando a França transitava para o romantismo. Este romance aponta para a ruptura com a concepção clássica então vigente, apostando na renovação formal, na dimensão trágica e na comicidade, nas tensões e contradições do indivíduo (incluindo a consciência da personalidade dividida, tema central para todo o romantismo) que se tornam elementos centrais da estrutura narrativa. Uma espécie de monstruosidade lingüística, composta de traços aberrantes, sentimentos ridículos embalados por idéias megalômanas, a sátira filosófica contundente, tudo isso vai tornando este romance, além de uma gargalhada em relação aos outros livros de viagem, uma divertida e moderna expressão do descontentamento com o cotidiano burguês

O mesmo século XVIII que assistiu à grande renovação literária operada por escritores de língua inglesa como Jonathan Swift, Henry Fielding e Lawrence Sterne, viu também a renovação da prosa francesa, como no caso deste clássico de Xavier de Maistre, e de Expedição ... imagem: Pikrepo /Creative Commons LEIA TAMBÉM: "Diários de viagem de Albert Camus é o Brasil que a gente não esqueceu" " Viagem ao redor do meu quarto " Do seu quarto de dimensões reduzidas ("um retângulo com 36 passos"), o viajante sedentário se exercita em uma viagem por quadros, cadeiras, mesas, escrivaninha, cama e um espelho, "o único a sempre lhes dizer a verdade". Pertencendo à onda de transição pré-romântica francesa, "Viagem à Roda do Meu Quarto" rompeu a tradição clássica, ao mostrar o cômico e o dramático como dimensões simultâneas da vida. Vestido no seu roupão de viagem, o narrador vê chegar, em fila, Hipócrates, Platão, Péricles, Aspásia e o doutor Cigna, personagens ligados à tradição da busca do saber pela razão. Compre Viagem ao Redor do Meu Quarto, de Xavier de Maistre, no maior acervo de livros do Brasil.

Criar Alerta de Preço Alerta de Preço criado para R$ Salvar Produto. ver esta oferta.

LIVROS RELACIONADOS