O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
10,59 MB
NOME DO ARQUIVO
O Coração das Trevas.pdf
ISBN
7904628527403

DESCRIÇÃO

Considerado uma obra-prima, O Coração das trevas foi o resultado da experiência de Joseph Conrad (1857-1924), comandante da marinha mercante, em quatro meses de expedição pelo rio Congo, na África. Mas não é somente isso. O livro tornou-se um libelo contra o imperialismo, na medida em que denuncia atrocidades justificadas como mera "superioridade" do branco europeu contra os nativos africanos. A bárbarie produzida com vistas ao enriquecimento rápido, em nome da "civilização", é acompanhada pelo Capitão Marlow - alter ego do autor - com um misto de fascínio e terror pela figura de Kurtz, personagem que assume toda a violência e voracidade da ambição imperialista. O contraponto entre as duas culturas, na obra, revela que o "progresso", enfim, não tem armas tão eficientes contra o poder obscuro e mágico da África, o grande personagem do romance. Kurtz tende a misturar-se à selva como mais um dos seus elementos. O Coração das Trevas foi escrito numa época em que o imperialismo era um conceito político bastante aceito, legítimo. Daí talvez a menção de Jorge Luis Borges a Conrad em Introdução à literatura inglesa: "um dos maiores romancistas e contistas da literatura". O filme Apocalypse Now, dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Marlon Brando, apesar de situado em época e local diferentes, é claramente inspirado nesta obra, atualizada por Marcos Santarrita, que também assina o prefácio e a tradução.

É hoje considerado um dos maiores escritores de ficção em inglês, a sua terceira língua. Leia O Coração das Trevas: Heart of Darkness de Joseph Conrad com um teste gratuito. Leia livros e escute audiolivros ilimitados* na Web, iPad, iPhone e Android.

Porém, em minha opinião e neste caso específico: deu empate. Obra-prima da literatura inglesa, o Coração das trevas se tornou também uma referência cultural sobre os horrores da colonização.A história é de Marlow, capitão de um barco a vapor, em sua ida ao encontro de Kurtz, um explorador de marfim de métodos questionáveis, que vive entre os selvagens do Congo e precisa ser levado de volta à civilização. O coração das trevas do bárbaro Leopoldo Tornou-se dono particular de uma enorme fatia do continente africano onde, por causa da exploração da borracha, se praticaram alguns dos mais macabros movimentos de violência colectiva e se cortavam as mãos aos trabalhadores que não cumprissem as suas quotas. O fantástico romance inglês "O Coração das Trevas", escrito em 1902, período conturbado na história da humanidade, apresenta uma história triste, assustadora e ao mesmo tempo social, que permite que o leitor reflita acerca dos mistérios da vida e que indubitavelmente amplia sua mente, pois contém uma realidade cruel e macabra da colonização europeia no continente africano. Em Coração das trevas - um dos grandes clássicos da literatura do século XX -, o leitor acompanha a viagem do protagonista Marlowe pelos meandros da selva africana e das perversões mais profundas do projeto de exploração colonial. Esta edição, lançada diretamente no formato de bolso, inclui o conto "Um posto avançado de progresso" e posfácio do renomado historiador Luiz Felipe de ... Chocolate: O coração das trevas - Documentários - Em 2001 a indústria do chocolate comprometeu-se a acabar com o trabalho infantil nas plantações de cacau até 2006.

LIVROS RELACIONADOS